PELC – PROJETO ESPORTE E LAZER DA CIDADE

PELC – PROJETO ESPORTE E LAZER DA CIDADE

Maurício Noticias

Ministério do Esporte Autoriza o Início do Projeto PELC (Programa de Esporte e Lazer da Cidade).

A partir do dia 18 de novembro a ONG Esporte Sem Fronteiras tem 60 dias para implantar o projeto PELC (Programa de Esporte e Lazer da Cidade) em Campos. Um projeto audacioso que contemplará 25 Núcleos e 02 sub Núcleos de Esporte. Cada Núcleo abrigará no mínimo três modalidades esportivas que foram definidas de acordo com a infra-estrutura de cada entidade parceira da ONG. Os Núcleos foram selecionados a partir de pesquisa e visam atender, realmente, aos ‘quatros cantos’ do Município de Campos dos Goytacazes.

Os esportes que farão parte deste projeto são: Futebol, Futsal, Volei de Areia, Futvolei, Basquete de Rua, Capoeira, Natação, Jogos de Salão, Lutas, Tênis de Mesa, Musculação, Dança, além de Musicalidade, Oficina de Cine Clube e Palestras.

Os 25 núcleos estão distribuídos entre as seguintes locais/localidades: (1) Paraíso; (2) União de Guarus; (3) Usina São João; (4) São Cristovão no P. Rosário; (5) Municipal Futebol Clube; (6) Morro do Coco; (7) Goytacaz Futebol Clube; (8) Dores de Macabú; (9) Jardim Carioca; (10) Santa Cruz; (11) Aventureiro Futebol Clube; (12) Automóvel Clube; (13) São Sebastião; (14) Saturnino Braga; (15) Conselheiro Josino; (16) Campo Limpo; (17) Aliança Mineiros; (18) Santo Antônio Carvão; (19) Ponta da Lama; (20) Serrinha; (21) Donana; (22) Esporte Clube Matadouro de Guarus; (23) São Cristovão de Guarus; (24) Recreativo Goytacazes; 24ª- Sub Núcleo, (25) União de Ururaí e 25ª- Sub Núcleo.

A equipe de trabalho da ONG Esporte sem Fronteiras se reunirá neste fim de semana para dar início à implantação do projeto nas localidades escolhidas. Na próxima semana o Coordenador Técnico do projeto, Mauricio Lemos, estará em Brasília junto ao Deputado Federal Geraldo Pudim, autor da Emenda Parlamentar que deu origem a este grande projeto, para colher as últimas informações no Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão (prestação de contas) e a possível vinda do Ministro do Esporte Orlando Silva para o lançamento do Projeto em nossa cidade.

Na história de Campos dos Goytacazes, nunca um Deputado Federal alocou verba deste porte para o esporte campista, demonstrando preocupação com a atividade e o lazer da comunidade. A partir do entendimento de que o Esporte não é despesa e sim investimento, o deputado Geraldo Pudim apóia iniciativas e ações que se dirigem à oferta democrática de oportunidade de participação em atividades esportivas e de lazer que contribuem para o desenvolvimento saudável de seu povo.

A partir de uma Emenda Parlamentar do Deputado Federal Geraldo Pudim alocada na ONG Esporte Sem Fronteiras, Campos passará a ter 25 Núcleos do PELC – Programa de Esporte e Lazer da Cidade, um programa do Ministério dos Esportes, que atenderá a todo o município.

Os Núcleos serão implantados a partir dos resultados de um estudo realizado no município pela ONG. As atividades que serão desenvolvidas nestes núcleos dependerão da disponibilidade física de cada entidade parceira da ONG.

As atividades serão participativas sem cunho competitivo a comunidade se inscreve e participa, todas as atividades serão gratuitas por um ano. Nos núcleos do PELC serão desenvolvidas atividades esportivas e culturais. Futebol, futsal, vollei de areia, futvolei, basquete cadeira de rodas, natação para deficientes, jogos de salão (totó, dama e dominó), musicalidade (bateria, flauta, violão, tamborim e pandeiro), oficina cine clube serão as atividades dos núcleos.

Os núcleo foram distribuídos da seguinte maneira: Serrinha, Dores de Macabú, Ponta da Lama, Ururaí, São Sebastião, Parque Rosário, Carvão, Goytacazes, Donana, Saturnino Braga, Baixa Grande, Custodópolis, Santa Cruz, Jardim carioca, Morro do Coco, Parque Eldorado, Centro, Usina São João, Tocos, Campo Limpo.

O Convênio já foi assinado e publicado no Diário Oficial da União estamos aguardando somente o depósito em conta para que o projeto possa ter início. Assim que estiver tudo pronto e autorizado o Deputado Federal geraldo Pudim entrará em contato com o Ministro dos Esportes Orlondo Silva para fazer o lançamento do projeto em Campos.Aguardem mais notícias.

Share This :

About Maurício

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *